Nasce a Associação Gaúcha de HAP

Nova associação pretende divulgar a doença e conscientizar o Judiciário do Rio Grande do Sul sobre as necessidades dos pacientes. A luta pela criação do protocolo de hipertensão pulmonar do estado também faz parte dos objetivos da entidade.

O Rio Grande do Sul agora possui associação de pacientes de HAP. A advogada Fábia Ramos, que representou em sua trajetória mais de dez portadores da doença, foi eleita presidente da Associação Gaúcha de Hipertensão Arterial Pulmonar (AGHAP), na assembléia de fundação da entidade, ocorrida em 29 de agosto.

Entre os objetivos iniciais de Fábia Ramos estão: aumentar a divulgação da

Loila Rosa

Loila Rosa

doença e da necessidade de tratamento; conscientizar o Poder Judiciário gaúcho sobre a questão; promover reuniões em todos os centros de tratamento de hipertensão pulmonar do estado e pedir agilização do trâmite administrativo para o cumprimento das decisões judiciais.

“Depois que ganharmos força e conseguirmos atingir essas metas, o próximo passo será exigir a criação do protocolo para incluir as medicações na lista do SUS estadual”, salienta. “Ainda somos uma associação com dificuldades, não temos recursos e precisamos nos aproximar do paciente”, explica.

Além de Fábia, a presidente da Associação Brasileira de Hipertensão Arterial Pulmonar (Abraph), Solange Schwade, também é integrante da AGHAP. Solange foi eleita tesoureira e ainda ajudará na lista do cadastro de paciente. A vice-presidente é a paciente Loila Regina Rosa, que junto com Solange, é autora do livro “Um Drible na HAP: Relatos de quem vive com uma doença crônica e sem cura”, editado em 2007.

Perfil (presidente da AGHAP)

Aos 38 anos, Fábia Ramos acumula 16 anos de advocacia, com especialidade

Fábia Ramos

Fábia Ramos

nas áreas administrativa e cível, sendo que há 12 trabalha voluntariamente para pacientes. Já trabalhou seis anos na assessoria jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU) e, ao longo da carreira, ajudou promotores do Rio Grande do Sul e de outros estados em processos relacionados à HAP. No momento, Fábia advoga gratuitamente para duas portadoras da doença.

créditos: http://www.hipertensaopulmonar.com.br/Pacientes/reportagens/detalhes_materias.aspx?Tipo=31&ControleId=61

Anúncios

3 Responses to Nasce a Associação Gaúcha de HAP

  1. luimar alves barbosa disse:

    ola, parabens, sou portador da HAP, sou do paraná + faço tratamento ai em POA COM DTRA GISELE, E ESTAMOS AKI TENTANDO MONTAR UMA ASSOCIAÇÃO AKI EM LONDRINA, FIZEMOS UMA REUNIÃO E FUI ELEITO COMO VICE PRESIDENTE, GOSTARI SE PUDER Q VC ME ENVIACE ALGUMAS DICAS DE COMO E ONDE PODEMOS ENTRAR PARA CONQUISTAR NOSSOS DIREITOS, JA Q AKI TEMOS VARIOS PACIENTES Q Ñ RECEBEM MEDICAMENTOS CORRETAMENTE, GRATO

  2. OLINDA FERREIRA DE ANDRADE ALMEIDA disse:

    ADOREI A INICIATIVA DESTAS PESSOAS PORQUE SOMOS PORTADORES DE hap E O TRATAMENTO É MUITO CARO,ADMIRO PESSOAS COMO VCS QUE SE PREOCUPAM COM O SEU SEMELHANTE QUE DEUS ABENÇOE A TODOS DANDO SAÚDE E FORÇA PARA LUTAREM POR NÓS.

  3. obrigado por nos esclarecer algumas duvidas meu ecocardiograma deu sinais indicativos de hap só que desde então eu não consigo marcar consulta pelo sus com um cardilogista então o tempo tá passando e eu estou bem desesperada meu pai morreu desta doença e eu se estiver não sei em que estágio estou só sei que sinto muita canseira que até pra pentear os cabelos e tirar roupa do varal me cansa.não suporto o sol e andar no sol me cansa mais ainda tenho que descansar a cada 300 metrs.a todo momento sinto que vou desmaiar é horrivel,não sei o que fazer…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: